quinta-feira, 21 de março de 2013


Resenha Crítica 

O filme, “Quando um homem ama uma mulher”, revela umfamília constituída com frutos de um  recasamento, em que a filha mais velha é fruto de um outro relacionamento da mãe, tendo agora mais uma filha a partir dessa união. O marido é um piloto de avião que por consequencia da sua profissão viaja constantemente. Quando volta para casa demonstra muita atenção a mulher e as filhas e tenta resolver tudo para que a esposa não se aborreça. Seria esse na visão de muitos uma família perfeita se não fosse por um detalhe, a esposa bebe todos os dias sem que o marido se der conta. O problema ganha maior proporção quando ela começa a se tornar uma ameaça para as filhas, pois até então o marido achava graça daquela situação. O fundo do poço para essa mulher, foi o momento que ela bate na filha depois de ter ingerido vodka com aspirina. Ela começa a perceber que está doente e pede ajuda ao marido para se curar, indo a uma clinica de recuperação. 
Nesse momento, a vida do pai e das filhas tem uma reviravolta, pois ele sente perder o controle da situação tendo que tomar conta das filhas, da casa e do emprego, que estava prestes a perder devido a sua ausência. A esposa passa pelo tempo de desintoxicação e quando recebe a visita da família, já se sente parte daquela comunidade, pois se reconhece entre as outras pessoas que passam pelo mesmo problema. Quando finalmente pode ir para casa, tem início outro conflito, o marido pensando estar protegendo a esposa, a trata como incapaz, não permitindo que ela tome qualquer decisão dentro de casa, o que vai irritá-la profundamente. Começam as discussões que vão se tornando frequentes na vida do casal, ao ponto de chegarem a separação, o que vai afetar a filha mais velha que ver no marido da mãe a figura do pai. A criança sente-se abandonada pela segunda vez, pois seu pai biológico não a procura. A história tem um final feliz, com a recuperação da esposa e o retorno do marido ao lar, mas isso se deu de forma bastante sofrida para todos os membros dessa família, não tendo como avaliar os danos causados por essa situação de conflitos. O fato de lidar com um dependente químico não é fácil, ainda mais quando esse não reconhece a sua doença, pois nenhuma intervenção é possível sem o consentimento dessa pessoa. É necessário que o primeiro passo parta do sujeito para que se possa encaminhá-lo a um tratamento adequado. Para isso, é necessário o apoio da família que em muitas vezes quer distância por não aguentar mais aquela situação. O profissional de Serviço Social deve ter cuidado em um caso como esse para não se tornar tutor dessa família, conduzindo-o para dar total autonomia, orientando os encaminhamentos para que os próprios familiares busquem seus benefícios. É também aconselhável não apenas olhar como objeto de intervenção o dependente químico, mas a família como um todo, pois é preciso conhecer a realidade em que essa está inserida para a total compreensão do problema. Além disso, Os membros da família, também necessitam de atenção, em alguns casos necessitam de acompanhamento psicológico, acessar benefícios, dentre outros que garantam a recuperação e reabilitação do sujeito. 
Recomenda-se o filme “Quando um homem ama uma mulher” para os/as profissionais que se interessam pelo tema - alcoolismo, bem como para os/as pesquisadores/as da categoria família, para uma análise de conflitos envolvendo o drama do alcoolismo, bem como os rearranjos familiares.

 Eleidiana Azevedo Costa Bulhões 
Juliane Clélia da Silva, 
graduandas em Serviço Social

Assistam o traler

8 comentários:

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme retrata um dos casos mais comuns nos dias atuais, O alcoolismo. Muitas pessoas que sofrem com esse problema não reconhece o seu vício e não quer se tratar, diferente da esposa do filme, pois ela reconhece sua doença na medida que percebe está maltratando a sua própria família. Que bom, que ela tem essa atitude de buscar o tratamneto e também o apoio da família, pois em outros casos existem pessoas que querem se livrar do vício mas não tem o apoio de ninguém, porque muitos não acreditam na reabilitação do alcoolista. De fato, é importante um acompanhamento do profissional de Serviço Social com famílias que vivenciam esse tipo de problema, fortalecendo os vínculos que estão perdidos e na maioria dos casos vivenciam situações como violência física, verbal entre outras diariamente. É necessário sempre a orientação tanto para o alcoolista como para seus familiares que o mesmo consegue se recuperar com sua força de vontade mas, precisa principalmente do apoio e incentivo da família para uma boa recuperação. (Jeane e Núbia)

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme acima citado retrata muito bem a situação de uma família meio que desestruturada, devido a existência da dependência química. Atualmente, vivenciamos no país uma questão bastante preocupante que é o alcoolismo na família.A questão do alcoolismo não é uma situação somente do excesso de consumo de substâncias prejudiciais, mas envolve problemas seríssimos que envolvem a mente de uma criança ou adolescente, e traz bastante consequências para uma família, que podemos assim dizer, muito bem estruturada. O profissional de serviço social atua como mediador das relações de conflito, por parte da família, e encaminhamento para com o alcoolista. Destacando que o primeiro interessado à cura, é o próprio usuário.
(MARA RÚBIA E ANDREZA)

Ingrid disse...

O filme "Quando um homem ama uma mulher", relata a história de uma família que tem sua estrutura abalada a partir da dependência química da esposa, o álcool. Diferente de muitos casos, esta mulher detecta que precisa de ajuda e a procura a tempo, contando com o apoio da família que nesses casos é primordial para a recuperação do paciente. Ao final do filme, ela se recupera e volta a sua casa, apesar de o marido querer colocá-la numa "redoma", achando que esta deixou de ser independente. Mas, eles conseguem contornar a situação, e no final tudo fica bem. O que podemos extrair de mais importante é que o alcoolismo, é uma dependência que pode trazer sérios riscos ao dependente como também a sua família, portanto este precisa de acompanhamento profissional, além do apoio da família, para que possa ter uma melhor recuperação.

Ingrid Cabral da Silva
Isís Cristina Andrade Albuquerque
Mâcedo

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme nos retrata um dos problemas mais comuns nos dias atuais, O alcoolismo que diversas pessoas ainda não o conhecem como “droga”. O grande problema é que pessoas são alcoolistas que tem o vicio do álcool teme ao tratamento não aceitando quer tem tratamento para isso, o filme nos passa que a esposa reconhece que esse vício está destruindo sua família o seu lar. Em algumas situações iguais a essa não observamos o apoio da família, diferente do filme. Ainda encontramos pessoas com a mesma atitude que busca o tratamento e também o apoio da família, É de grande importância um acompanhamento do profissional de Serviço Social nesses casos e em outros que envolve o álcool. Dando o profissional orientações para o tratamento do alcoolista e fortalecendo o vinculo familiar para que não se perca.

Dupla: ANA PAULA E LYVIA

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme relata a importância que tem a família nos casos de alcoolismo,se não fosse a dedicação das filhas e marido,nunca que essa mulher iria se tratar,reconhecer a gravidade da sua doença. é através dos familiares orientados pelo profissional de Serviço Social que se chega a uma internação e fortalecimento dos vínculos familiares.

Isabelly e Sônia
TA7M

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme"Quando um homem ama uma mulher",relata a história de uma família que tem seus laços de afeto fortalcecido, e levam uma vida feliz. Até o dia em que o marido percebe e se dá conta que a mãe é uma dependente química, que necessita de um tratamento urgente. A família passa por um momento dificíl,desestruturando todos os membros.Devido o alcoolismo não só prejudicar o viciado e sim todos os que estão ao redor. Aproveitamos para comentar e concordar com a dupla da postagem do filme, onde elas falam da importância da intervenção não só do dependente químico e sim de toda família.
DUPLA- MARIA DA CONCEIÇÃO E JOSECLEIDE DANTAS.

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

o filme mostra uma realidade não muito bela, mostra a importância de uma base familiar para o tratamento do alcoolismo, doença esta terrivel capaz de destruir todos ao seu redor, no caso do filme a mulher reconhece seu estado e pede ajuda, mas nem sempre isso acontece, o filme mostra que se pode ter um final feliz principalmente quando se tem a apoio da familia.
Cintia Cavalcante de Morais.

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme aborda temas importantíssimos retratando uma família onde o casal vieram de outros casamentos,e com filhos advindos dessas outras relações,e aborda o impacto que o problema do alcoolismo de Alice causa na família.O filme nos faz refletir que é no meio de crises e conflitos que um casal deve-se encontrar ainda mais unido para o enfrentamento das mesmas.


Aline Pereira e Milânia Lourenço
TA6M