terça-feira, 16 de abril de 2013





"Divã" conta a história de Mercedes,uma mulher de 40 anos,casada,mãe de dois filhos,que decide procurar um psicanalista.Aparentemente a vida dela é perfeita,o que desperta a curiosidade da mesma descobrir o porquê de sua vida ser tão completa.É quando Mercedes resolve fazer análise com um psicanalista,Dr.Lopes.A experiência provoca uma série de mudanças em sua vida,depois que passa a questionar o seu casamento,realização profissional e seu poder de sedução.Descobre muitas insatisfações próprias,assim como a necessidade de se conhecer cada vez mais fundo,a vontade de aproveitar cada momento,de realizar sonhos e desejos que não sabia que existia.
     Mercedes procura inicialmente um psicanalista simplesmente por mero acaso,uma curiosidade,porém esta experiência acaba por mudar o rumo de sua existência,porque a partir deste instante,o casamento,sua realização profissional e seu poder de sedução são colocados a prova,a harmonia dar lugar a desarmonia e transforma-se em um autêntico caos,comportamentos praticamente imprevisíveis.Começando a partir do caos no casamento,adeus moralidade,adeus monogamia,adeus primeiro amor,adeus marido,adeus pudor.Após perder a resistência diante do psicanalista,sua figura diante de um espelho revela-lhe suas fantasias erótico-mentais.
           Em nome da fugacidade do casamento,Mercedes realiza todos os extravios,todas as monstruosidades que podem ser feitas em seu nome,abandona o marido,comporta-se como uma moça no auge de seu libido.Mercedes não teve medo de lidar com os seus demônios interiores,e por conseguinte,o psicanalista pode avaliar bem o seu comportamento,marcado pelo desejo de libertação.Sua compulsão e o ato realizado e sua obsessão e o ato pensado se completam.finalmente a heroína torna-se livre,leve e solta para dar vazão as suas instabilidades interiores e passa a beber na fonte original do desejo,o livre arbítrio,capacidade individual de auto determinação.
             O filme Divã exibe,em visão psicanalista uma relação de perdas e ganhos.A protagonista perde sua melhor amiga,Após a perda retorna ao divã de Freud para recuperar a autoconfiança perdida,No final consegue liberta-se de seus demônios interiores e aprende a lidar sozinha com suas próprias emoções.é dentro desta segunda perspectiva que ela consegue a alta dos serviços de análise,após obter esse efeito de mudança,que é sua razão de ser que se fundamenta na individualidade que dela se beneficia,permintindo á própria personagem esclarecer os motivos inconscientes próprios de si mesma.


Isabelly e Sônia

TA7M




5 comentários:

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

Mercedes (Lília Cabral) é uma mulher casada e com dois filhos que, aos 40 anos, tem a vida estabilizada. Um dia ela decide , por curiosidade, procurar um analista. Aos poucos ela descobre coisas que desconhecia, seu marido a ajudar com essas descobertas junto com a amiga Mônica (Alexandra Richter) .

Julyana Brasil, Maria Conceição (ta6m)

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

Divã conta a história de Mercedes que é uma mulher que não tem do que reclamar: é bonita, bem vivida, casada, mãe de dois filhos, sempre próxima a sua melhor amiga e é muito feliz. Aparentemente sua vida é perfeita, o que desperta sua curiosidade em descobrir o porquê de sua vida ser tão completa, é quando ela resolve fazer análise com um psicanalista, para descobrir o motivo de não ver nem a sombra dos problemas.
O que Mercedes não imaginava era que sua vida iria mudar a partir do dia em que ela entrasse naquele consultório. Ao longo de seu tratamento psicológico, Mercedes descobre muitas insatisfações próprias, assim como a necessidade de se conhecer cada vez mais fundo, a vontade de aproveitar cada momento, de realizar sonhos e desejos que não sabia que existia. Esse é um dilema vivido por inúmeras mulheres nos dias atuais, e em vários tipos de família, onde são consideradas premiadas com uma vida de sorte, que acabam por questionar e tentar descobrir o porquê de tudo isso.
(MARA RÚBIA E ANDREZA LIMA)

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

Divã é um filme que conta a história de Mercedes uma mulher que possui uma vida muito boa, é mãe de dois filhos, mas seu casamento não está em dia, com isso ela resolve procurar ajuda de um analista que é onde começam a aparecer dúvidas.
Com a análise ela começa a descobrir a importância de curti a vida e a aproveitar o tempo perdido.Com isso resolve ir para o mundo curti a vida como se fosse uma jovem ainda.

Renata Rocha e Elizângela Flor, TA6M

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme Divã relata a vida de Mercedes, uma mulher madura,mãe de dois filhos, no qual possui uma vida de casada muito rotineira e tranquila, aparentemente perfeita.Ao passar a se consultar com um profissional de piscanálise, ela acaba descobrindo que sua vida não se resume apenas aquele mundinho de casa, com isso ela acaba vivendo uma vida promíscua, no intuito de sair da rotina e recuperar o tempo pedido.Será que sair da rotina significa dizer, viver uma vida sem regras,descontrolada e descompromissada?
Att. Arielly e Jucilene

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme nos relata o dia a dia de uma mulher experiente, casada e mãe e tem dois filhos, sua via parece ser das melhores, mas isso é o que a sociedade ver. Não estando ela satisfeita com sua vida tão normal, ou seja, sem algum problema, tenta ver algum defeito e vai ao psicanalista que passa a ver sua vida de outra forma, mudando toda sua rotina, vai ver que objetivos foram deixados para trás, a sorte de Mercedes é que por ter um companheiro excepcional e uma amiga verdadeira correra atrás do tempo perdido com ajuda deles.

Ana Paula e Lyvia.