sexta-feira, 12 de abril de 2013

Nome de Família (The Namesake) (2006) (ou aqui no Brasil também conhecido por “O bom nome”)



                            


Nome de Família (The Namesake) (2006) (ou aqui no Brasil também conhecido por “O bom nome”)
  Este filme foi baseado no livro de de Jhumpa Lahiri e que foi levado ao cimnema  pela  diretora indiana Mira Nair,  cineasta e crítica literária indiana radicada nos Estados Unidos, nasceu em 15/10/1957 em Bhubaneshwar, Orissa, Índia e além desse filme dirigiu também: Nova York, Eu Te Amo (New York, I Love You) (2009),  Amelia (2009), Nome de Família (The Namesake) (2006), Feira das Vaidades (Vanity,Fair) (2004), Um Casamento à Indiana (Monsoon Wedding) (2001), Kama Sutra - Uma História de Amor (Kama Sutra: A Tale of Love) (1996), Tudo por um Sonho (The Perez Family) (1995) e Salaam Bombay! (1988).
O filme tem no elenco principal: Irfan Khan (Ashoke Ganguli), Kal Penn (Gogol Ganguli), Tabu (Ashima Ganguli), Sahira Nair (Sonia Ganguli).

O filme narra à história da família Ganguli e tem como foco principal a diferença cultural dentro da mesma família nuclear. A trama tem início com o Casamento, como manda a tradição indiana, arranjado pelos pais do casal, em Calcutá na Índia entre, Ashoke e Ashima. Ele é PHD em fibra ótica nos Estados unidos e ela foi educada para ser dona de casa. Logo após o casamento o casal muda-se para Nova York nos Estados unidos. Lá formaram uma família, composta por um casal que mesmo como o casamento arranjado deu a “sorte” de se amarem um ao outro até o fim e dois filhos. Sendo que com o nascimento do primeiro filho os dois queriam seguir a tradição e deixar a mão da mulher escolher o nome da criança, no entanto como a carta demoraria e a certidão de nascimento deveria ser feita antes de a criança sair da maternidade o pai deu o nome de um autor russo chamado Gogol e depois os cônjuges tiveram uma filha e puseram o nome de Sonia. È nesse ponto que o conflito de gerações e internalização de culturas diferentes entram na trama e que é o foco central do filme, pois Gogol não quer seguir os mesmos passos dos pais no que diz respeito às heranças culturais já que nasceram e forma educados em um país totalmente diferente do país de origem dos pais, incluindo a diferença afetiva no que se refere ao conceito e afinidade de família entre os pais e os filhos.
Neste filme fica evidente a grande diferença quando o assunto é a família. Para os pais (Ashoke e Ashima) A família deve ser composta por todos os membros que os rodeiam e cada tem sua importância dentro da rede familiar, neste caso uma família extensa e que deve acompanhar as tradições que vem de gerações. Já os filhos como foram educados num pais onde a cultura e bastante distinta da Índia, tinham um conceito diferente do que deve ser uma família, principalmente pra o filho Gogol, que ao se formar em arquitetura conheceu uma mulher americana e que em nada tinha a ver com a casta de sua família (Bengali) trilhou um caminho diferente e como manda a tradição americana deixou a casa dos pais e só os via de vez em quanto, cada um vive a sua vida. Essa nova forma de vivencia deixou os pais muito a batidos, pois nunca haviam se separado da família e pior que o pai teve que ir para outro estado trabalhar deixando a mulher só em casa. Nesse tempo Ashoke veio a falecer. No entanto o que chama muito a atenção é que com a morte do chefe da família os filhos começam a entender a importância do convívio afetivo da família e, embora com diferenças adotaram a família extensa e a mãe também percebeu a diferença cultural em que seus filhos foram criados, mas ainda ligada a forma familiar que vivenciou durante a vida.
Esse filme trás a tona o confronto de gerações e culturas diferentes e formas de convivência famílias que seguem por caminhos adversos. Nesse filme vemos diferentes composições familiares ais desde a família nuclear, passa por família uma, casais divorciados e relações de pessoas que vem de culturas diferentes.
Recomendo esse excelente filme, que ao mesmo tempo em que trata de confronto de gerações é um drama evolvente e que emociona pela simplicidade e pela forma com que a borda diferentes conceitos de família. Isso de forma simples que facilita muito a compreensão do que se passa durante o enredo e que é direcinado para toda família. uma boa abordagem sobre amor e valores familiares que vai tocar os seu coração.



Informações Técnicas
Título no Brasil: Nome de Família
Título Original: The Namesake
País de Origem: Índia / EUA
Gênero: Drama
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estreia no Brasil: 25/05/2007
Site Oficial: http://www2.foxsearchlight.com/thenamesake
Estúdio/Distrib.: Fox Film



Angela; Antonio Galdino TA&M

4 comentários:

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

o filme mostra um casal que mudou para um país com cultura totalmente diferente da cultura deles, principalmente a religião que exerce um forte controle nas relações familiares.Os filhos desse casal crescem e assimilam a cultura do país ocidental,gerando conflitos das gerações, não aceitando casamentos 'arranjados'.escolheram seu próprio destino,um dos filhos se casou e saiu de casa,construiu sua própria família,diferente dos costumes de seus pais.porém no final ele reconheceu a importância de se ter uma família unida.

Isabelly e Sônia

TA7M

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme mostra as diferenças culturais de uma mesma família. Dessa forma essas diferenças acabam criando algumas desavenças entre pais e filhos que não respeitam as culturas entre si. Porém, a família perdeu tempo discutindo seus valores e costumes diferentes e isso foi passando até o genitor da família vir a falecer e eles perceberem a importância dos laços afetivos que passaram grande parte do tempo fragilizados por opinões opostas. O fato é que não importa a cultura, raça, religião entre outros. O que importa é o que as pessoas acreditam, o que venha a ser família e que essa não deve existir diferenças. (Jeane e Núbia)

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O referente filme é um drama que reflete aos dias atuais tendo suma importância para a sociedade,trata-se portanto de temas que envolvem os variados tipos de familias entre elas a família nuclear, extensa,entre outros tipos de familia,trantando também de casais divorciados e relacionamento de pessoas com diferentes diferentes culturas.
Ana Paula Pessoa E Lyvia Sá
TA7M

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme relata várias diferenças culturais, fazendo com que a família entre em atrito, não respeitando às diferenças do outro.
Mara Rúbia e Andreza Lima