segunda-feira, 1 de abril de 2013

Filme: Não Sei Como Ela Consegue


      No filme Não Sei Como Ela Consegue Sarah Jessica Parker vive o personagem de Kate Reddy , a típica mulher moderna que dá conta de manter um bom emprego fora de casa, educar  dois filhos, cuidar do marido e estar sempre em cima do salto, esbanjando beleza e confiança.
       Ela consegue conciliar o pessoal e o profissional muito bem, mas mesmo assim ainda sofre preconceito dos homens que trabalham com ela, que veem os filhos como uma fraqueza profissional, e das mulheres na escola de seus filhos que consideram que trabalhar fora prejudica a maternidade.
      O filme mostra questões complexas como educação dos filhos, feminismo, carreira, crise no casamento e traição, mas a cima de tudo resume-se a dizer que os tempos são outros, que as mulheres não estão mais obrigadas a ficar em casa cuidando dos filhos e que são tão capazes quanto os homens para o trabalho. 


Dupla: Elizângela Flor de Oliveira
            Renata Lucas da Rocha

12 comentários:

Lyh disse...

O referente filme vem resumir o papel da mulher nos dia atuias. As mulheres VEM CONQUISTANDO CADA VEZ MAIS o mercado de trabalho, e isso mostra como são eficientes mesmo em espaço dito "masculino". E através destas conquistas revelam que não são mais "obrigadas" a ficarem em casa cuidando dos filhos.

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

Nos dias atuais, as mulheres vem conquistando cada vez mais o mercado de trabalho, porém precisa dá conta perfeitamente da chamada tripla jornada: casa, filhos e trabalho, pois é como se fosse um favor que a sociedade está lhe impondo ou seja, se quer trabalhar a mulher vai ter que dá conta da casa e dos filhos também. Contudo, mesmo tendo que muitas vezes dá conta desta tripla jornada a mulher sempre consegue fazer esta tarefa perfeitamente, mas o que não está totalmente correto pois, as tarefas devem ser divididas sim, e as mulheres devem também ter os seus direitos conquistados começando em casa e não apenas no mercado de trabalho. (Jeane e Núbia)

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme nos traz claramente a certeza de que as questões de gênero ainda trazem muitas discussões na atualidade.Vemos que os tempos mudaram muito, e entretanto, a mulher não é mais vista como o sexo frágil, do contrário, as mulheres superam mesmo muitas vezes, mais situações complicadas do que os homens.E como diz o filme:e sem sair do salto.Mesmo assim, a parte da sociedade interioriza essa ideia de fragil, mas na prática vemos que a coisa é diferente. Toda essa sua ocupação não significa que ela não seja capaz de dar conta de todas as suas responsabilidades,o que observa-se é que ela é sim capaz de muita coisa.E faz a verdadeira diferença.
MARA RÚBIA E ANDREZA LIMA

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

nos dias atuais as mulheres são tão competentes como os homens na área profissional,nos mulheres conseguimos ter uma tripla jornada e nos viramos muito bem...casa,marido,filhos e profissão.

Isabelly e Sônia.

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

As conquistas femininas dentro de uma sociedade eminentemente masculina, se faz com algumas perdas. O fato da mulher hoje estar ocupando espaços antes destinado apenas aos homens não quer dizer que isso não tenha uma repercussão negativa em sua vida. Quando nos deparamos com pessoas como as do filme e o tema deixa explicito isso, pensamos "não sei como ela consegue", é bem verdade que avançamos muito, mas consequentemente acumulamos outras tarefas, porque não deixamos de fazer aquilo que já desempenhávamos. Nos remetendo a nossa realidade, diríamos que isso é quase que uma missão impossível, pois para a mulher as cobranças vem dobradas e sem nenhum respaldo do Estado, que não oferece políticas públicas para essa mulher se manter no emprego, bem como as outras atividades que lhes são atribuídas. Falta-lhe desde o cuidado com a sua saúde reprodutora até creche para manter seus (as) filhos (as) em segurança. (Eleidiana e Juliane 7º período)

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...


O filme relata com clareza a competência da mulher na contemporaneidade, mostrando que mesmo com a tripla jornada a mullher é capaz de conciliar a vida, casa, filhos e trabalho.Desde a industrialização que a mulher foi inserida no mercado de trabalho, embora não tenha sido valorizada, pois nessa época o quem dominva era o patriarcalismo. Mesmo a mulher contribuindo para as despesas da casa, ainda assim ela não tinha voz. Sua condição na sociedade era tomar conta dos filhos, marido e da casa. Diferentemente, hoje com a grande contribuição do feminismo, a mulher vem cada vez mais conquistando espaços, mesmo aqueles que seriam antes denominado de trabalhos masculinos. A exemplo disso, temos a presidente Dilma Rousseff que ocupa um cargo que antes só era destinados aos homens.
Jenny Coelho e Gardania Nunes, TA7m


Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme "NÃO SEI COMO ELA CONSEGUE",vem mostrar o quanto a mulher moderna estar se superando a cada dia. Sabe-se que não é facil uma só pessoa ser, mãe, esposa, ser profissional no mercado de trabalho e ainda suprir os cuidados domesticos. No entanto a mulher nos dias atuais estar mostrando que é capaz, e a todo momento vem quebrando tabus, inclusive que a mulher é um sexo fragil.

Arielly e Jucilene

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

Como é interessante a mudança hoje em relações as mulheres em conciliar trabalho,casa,família,marido,filhos, A mulher tem um potencial incrível, até mesmo de enfrentar os preconceitos entre a sociedade,elas são fortes e poderosas,isso é o natural da mulher.


Ângela e Nadja

TA7M

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme mostra a realidade atual, a difuculdade das mulheres, mostra suas conquistas, o quanto nos mulheres estamos nos superando a cada dia, se antes eramos voltadas somente para casa e filhos agora fazemos parte desse chamado mercado de trabalho.
Cintia Cavalcante de Morais

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

"NÃO SEI COMO ELA CONSEGUE" é um filme voltado para a difícil incersão da mulher no mundo do trabalho remunerado, apesar de passar por grande desvalorização diante do Homem no mercado de trabalho, a Mulher se doa corajozamente a enfrentar os desafios de consiliar o lar, filhos, esposo e trabalho, tendo coragem de ir em busca de seus direitos e mostrar para a população maxista que a mulher não nasceu para ser escrava, e sim para ter direitos de expressar e conseguir seus objetivos.
Angélica e Fabricia, TA6M

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme apresenta o cenário da mulher na sociedade atual,que apesar de todas as conquistas de nosso gênero,desempenhar nosso papel ainda é uma tarefa muito difícil pois,como no caso da personagem principal,as mulheres tendem a ter várias ´´jornadas`` nas relações sociais,ser mãe,ser esposa,ser trabalhadora.E infelizmente ainda lutar por muitas mais conquistas de igualdade.

Aline Pereira e Milânia Lourenço
TA6M