segunda-feira, 8 de abril de 2013


Preciosa, educação é transformação
 



O filme “Preciosa – Uma história de esperança” relata a história de Claireece Preciosa Jones, uma jovem de 16 anos de idade que foi abusada sexualmente por seu pai desde os três anos com a permissão de sua mãe e que mais tarde fica grávida dele tendo uma filha e um filho. O filme retrata também o cotidiano da adolescente, que rejeitada por sua mãe  a trata com desprezo, humilhação, violência física e verbal culpando a jovem de ter roubado seu marido.
Após sua segunda gravidez, Preciosa é obrigada a mudar de escola, pois a instituição não aceita ela com o filho. Antes de ser transferida para a nova escola, Preciosa foi acompanhada por Assistentes Sociais por meio de visitas domiciliares, entrevistas e relatórios. Através desses instrumentais, a mãe da jovem relata mais tarde os abusos praticados pelo genitor no momento em que ela queria ter aproximação com a filha. Mas, foi com o acompanhamento, respeito e dedicação da professora que Claireece enfrentou sua nova vida, pois na nova escola,  além de aprender a ler e escrever, ela  também passou a ter autoestima e respeito por si mesma.
Como foi dito anteriormente, os instrumentais usados para a intervenção foram as visitas domiciliares, entrevista e relatório, sendo a partir destes que a jovem foi encaminhada para estudar em uma escola que trabalhava com alunos problemáticos. Mas, se a adolescente não tivesse encontrado em seu caminho uma profissional competente, dedicada e com iniciativas como a professora da instituição provavelmente não tivesse havido mudanças na vida dessa jovem.  O que significa que nesse caso seria necessário o trabalho de uma equipe multidisciplinar ou seja, apenas o trabalho da Assistente social não seria o bastante para a recuperação da personagem principal Claireece.

Jenny Coelho e Gardânia Nunes, Serviço Social, TA7M

11 comentários:

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

Filme de Cenas chocantes,que relata fatos reais , que mostra os fatores relacionados à forma como se constrói a dinâmica familiar em um contexto doente, para o qual a sociedade tenta fechar os olhos .


Julyana O .F Brasil (TA6M)

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

Vale salientar uma visitas periódicas feitas pela profissional eram com data e hora marcada.Isso possibilitava que a mãe de preciosa mandasse trazer a filhinha de Clarice(Preciosa) que morava com a bisavó para enganar a Assistente social e demonstrar que era boa mãe e avó. Essas visitas marcadas fizeram com que a mãe recebesse beneficio social do governo e Prciosa sofresse as mais variadas violencias fisicas e psicológicas. Partindo desse pre suposto, vemos realmente a necessidade de uma equipe multidisciplinar, que é de extrema importancia. Porem devemos colocar em questão a falta de proficionalismo e até do trato com que os instrumentais, visita domiciliar e entrevista,foram erroneamente urilizados. como: Para se ter uma boa análise da realidade em que o indivíduo está inserido é necessário seber um pouco do seu dia a dia como dias normais. Para isso se faz necessário a visita surpresa alem de, durante a entrevista, saber fazer as perguntas corretas para tentar saber mais sobre como vive a família. ao meu ver esse é um dos pontos cruciais para se ter uma boa noção de como estava a vida da protagonista do filme. Aja vista que como aconteceu na trama, na vida real pode causar dandos enormes a toda uma família a falta de preparo de um profissional.

O filme é bastante é chocante, impactante e prende a atenção do espectador do inicio ao fim, alem de trazer a tona assuntos que são escondidos a respeito do país mais "democratico e que da oportunidade para todos" os Estados Unidos. Ou seja, preconceito racial, estético, desatenção com a população pobre, ma gestão do estado sobre a política educacional, etc.Este é um filme muito bom e recomendável para que nos atentemos para que ao que acontece ao nosso redor no que diz respeito aos os nossos princíios eticos, morais
e profissionais e cprincipalmente o trato com o ser humano.

Antônio Galdino da Silva Neto TA7M

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme Preciosa, trata de uma história real de uma adolescente que é violentada pelo seu próprio pai, ela sofre diversos preconceitos em casa e na escola, mas é uma menina com sonhos como qualquer outra. O filme também mostra o papel da assistente social, que faz a visita domiciliar na casa de Preciosa, mas não realiza uma investigação, acreditando apenas no que a mãe da garota afirma. Ou seja, os profissionais de Serviço Social devem se atentar quais são os seus verdadeiros instrumentais de trabalho, para que não venha a reproduzir essa forma de intervir, buscando sempre um olhar crítico, investigativo e interventivo. Pois, as pessoas que o procuram estão em situação vulneráveis aos mais diversos tipos, seja físico,social entre outros, procurando nesse profissional um suporte, orientação para amenizar o tipo de situação que se encontra. (Jeane e Núbia)

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme nos passa relatos que ocorreram realmente, mostrando como é trabalhado o relacionamento familiar em um cotidiano de muitos problemas familiares, assim sendo negado l pela sociedade que se nega a enxergar as dificuldades de um relacionamento seja ele qual for. Para tantas dificuldades são necessário orientações de profissionais como Assistentes Sociais, Psicólogos e outros para devidos estudos de cada caso.


Dupla: Ana Paula e Lyvia TA7M

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme preciosa: nos mostra uma realidade vivida por uma adolescente que sofre preconceitos, é violentada pelo seu proprio pai e tem um contexto familiar completamrnte conturbado. Sem saber como agir diante dessa situação vive seus sonhos e realizacões em um mundo criado de seus penssamentos. Podemos observar que o filme tem cenas fortes, mais também tenta mostrar a importancia do profissional do Serviço Social frente as problematicas existente na nossa sociedade.


arielly e Jucilene

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

Preciosa é um ótimo filme de reflexão, é abordado temáticas polêmicos presentes na sociedade, como violência doméstica e o incesto, que muitas vezes passam despercebidos perante as autoridades. Algo a destacar de interesse a formação profissional é a atuação da assistente social como algo apenas burocrático, onde sua função é apenas selecionadora do benefício, uma gerenciadora, aparentando uma juíza, moralista. Os instrumentais utilizados pela profissional referem-se a entrevistas e visitas domiciliares, onde não há uma intervenção, abertura a discursões sobre as questões sociais decorrentes do caso, e expansão à reflexão ética sobre tais questões. Bom filme e recomendado à todos!

Íris Odete Cajé e Camila Waleska
TA7M

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

Pode-se observar que essa realidade está presente com frequência no nosso dia-a-dia, pois o filme 'Preciosa', trata de vários aspectos

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

O filme aborda vários fatores em relação à uma jovem de apenas 16 anos, Preciosa era violentada sexualmente pelo seu próprio pai, sofria preconceito, pois a adolescente era negra, sofreu maus tratos de sua mãe entre outros acontecimentos. Preciosa foi acompanha por assistentes socias através de instrumentais.

Mara Rúbia e Andreza Lima

Família Brasileira em Debate (SSFATERN) disse...

PRECIOSA, UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA é uma obra que trata de assuntos bastante polêmicos, como o incesto e a gravidez na adolescência, também abordando a questão da estrutura familiar e o preconceito social. No filme, uma adolescente que é abusa desde os três anos de idade engravida e vive num intenso conflito com sua mãe. O que mais chama a atenção neste filme é a importância do apoio, não importando de onde parte. Sem orientação a historia desta jovem não teria perspectiva de mudança. Além disso, retrata o incesto como uma violência que deve ser calada, o medo, a vergonha ou mesmo os juízos de valor impõe comportamentos errados a respeito dessa violência que destrói a infância, mutila o corpo e mente dos jovens violentados e demonstra que sem ajuda não é possível modificar essa realidade.
(Eleidiana e Juliane, TA7M)